Dia Mundial do Combate ao Bullying

José Carlos Moura, psicólogo da infância e adolescência, refere que o bullying é um comportamento que, exercido por uma pessoa ou um grupo de pessoas, tem como intenção primordial, prejudicar ou magoar alguém, seja na forma física seja na forma psicológica. Tem características que o diferenciam de outras discussões ou conflitos, pois existe uma conduta premeditada, repetida e com a intenção de provocar mal-estar e controlar a outra pessoa.

Trata-se de uma situação cada vez mais recorrente no mundo atual e cada vez mais em voga no mundo digital e afeta gravemente a saúde mental, causando ansiedade, baixa autoestima, isolamento social e, inclusive, dificuldades cognitivas.

Tendo em conta que faz parte da escola alertar para o mais variado leque de situações e educar para cidadãos conscientes e respeitadores, realizaram-se duas sessões sobre o bullying. A primeira sessão, realizada no dia 27 de outubro, foi dinamizada pela enfermeira Cláudia Cunha e pela assistente social Patrícia Silva e foi direcionada aos alunos do 1.º Ciclo. A segunda sessão, que ocorreu no dia 11 de novembro, foi dinamizada pela psicóloga, Dra. Alexandra Alvernaz e o técnico superior de serviço social, Hugo Valente, responsáveis pelo Pólo Local de Prevenção e Combate à Violência Doméstica da Ilha de São Jorge. Com estas sessões os alunos conheceram a verdadeira definição de bullying, as suas principais características, os diferentes tipos, as consequências para a vítima e como combater estas situações. Foram sessões que tiveram como base o alertar para as diferentes situações, saber como lidar, aprender que é importante denunciar e procurar ajuda profissional, pois o bullying não é brincadeira, mas sim uma forma de violência com sérias consequências psicológicas.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top