O tempo excessivo nas redes sociais, aliado a conteúdos que promovem comparações irreais e na busca incessante por validação, está associado a problemas de saúde mental como ansiedade, depressão, baixa autoestima, distúrbios do sono e dependência, pois substitui atividades offline e afeta o bem-estar emocional.
No dia 14 de novembro a equipa de Pico + Saúde, da Santa Casa da Misericórdia, dinamizou a atividade “Saúde Mental e Redes Sociais”, destinada aos alunos do 3º Ciclo. Nesta ação de sensibilização falou-se sobre a importância do sono e do descanso, bem como o cansaço do cérebro e de que forma prejudica o seu desempenho em vários níveis, quando ficam até mais tarde nas redes sociais a fazer scroll. Os alunos ainda foram alertados para os perigos da “pegada digital” e, consequentemente, o cyberbullying, fazendo alusão que tudo o que entra na internet, fica para sempre na internet, sejam pesquisas feitas, sites visitados, e-mails enviados, fotografias colocadas, entre outras coisas e como essas informações podem ser utilizadas contra eles mesmos.
O equilíbrio e o uso consciente, com limites de tempo e foco em conteúdos positivos, são cruciais para mitigar os efeitos negativos que os nossos alunos estão cada vez mais expostos. Uma utilização responsável só trará efeitos positivos.




