Durante a semana de 27 a 31 de outubro de 2025, o átrio da escola ganhou novas cores e cheiros de tradição com a exposição de “saquinhas de Pão-por-Deus”, uma iniciativa promovida pela docente de EMRC professora Ludemira Silveira, associada ao dia de Todos os Santos.
A atividade envolveu alunos de vários anos de escolaridade (pré-escolar, primeiro e segundos ciclos), que, com as respetivas famílias, colaboraram com entusiasmo na recriação desta antiga tradição portuguesa.
A exposição teve como objetivo valorizar o património cultural e religioso, promovendo ao mesmo tempo o espírito solidário. Esta iniciativa pretende “ reavivar a memória desta tradição portuguesa e consciencializar as crianças sobre o verdadeiro sentido de ser-se santo, que significa ter um coração bondoso, ser capaz de reconhecer a importância da partilha, da verdade, da amizade, da solidariedade e do amor ao próximo”.
Ao longo da semana, os visitantes — alunos, professores, funcionários da escola, pais e encarregados de educação — passaram pela exposição, apreciando o empenho e a imaginação das crianças e jovens.
A atividade foi dinamizada no âmbito das aulas de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), integra o plano do Departamento curricular de Ciências Sociais e Humanas, que faz parte do Plano Anual de Atividades da EBI da Vila do Topo 2025-2026.
Ludemira Silveira![]()
