No dia 20 de novembro celebra-se em Portugal o Dia Nacional do Pijama. O pijama representa o conforto de uma casa, de uma família, do aconchego, do amor… e é com esta representação que a Associação Mundos de Vida, da qual faz parte a “Missão Pijama”, pretende sensibilizar as pessoas para o “direito de uma criança crescer em família”.
O Departamento do 1º Ciclo e Pré-Escolar aderiu, uma vez mais, a esta grande iniciativa e no dia 20 de novembro, todas as crianças deste Departamento Curricular e outros alunos, bem como docentes, vieram de pijama para a escola, o que fez com que este dia não passasse despercebido, nem mesmo aos mais distraídos.
Durante a semana que antecedeu o Dia Nacional do Pijama, várias foram as atividades que cada docente realizou na sua sala de aula, a fim de trabalhar este tema, em especial este direito que é tão importante na vida de uma criança, ou seja, crescer em família. Decoraram-se desenhos de pijamas, leram e trabalharam a história “A Menina de Cristal”, ouviram e dançaram a canção hino deste ano “Não te serve este abraço?”, entre muitas outras atividades que deram asas à imaginação de cada aluno.
No dia 20 de novembro os/as encarregados (as) de educação e familiares foram convidados a vir à escola para participar na comemoração deste dia. Realizaram-se algumas atividades, nomeadamente o jogo do balão e a elaboração de um moinho/flor de vento. É de salientar a forma como estas famílias responderam prontamente ao convite das docentes deste departamento e com a sua atenção e carinho participaram nestas atividades com os seus/suas educados (as) e ajudando quem não teve a possibilidade de ter consigo os seus familiares. O dia terminou com um lanche convívio.
Gratidão é a palavra principal deste dia, pois foi através da solidariedade de todos que nos foi permitido realizar esta atividade e permitir o seu sucesso e os imensos sorrisos causados no dia 20 de novembro. Para além disso, é também importante agradecer, em nome da “Mundos de Vida”, a angariação de fundos que todas as crianças fizeram, utilizando a “Casinha das Andorinhas”, e que foi enviada para a Associação em questão.




