A II Edição do Concurso Literário “Um conto nos Açores” revelou-se um sucesso, quer pela adesão dos participantes como pela qualidade dos contos apresentados.
A iniciativa da BE e do DCL teve como objetivo incentivar a escrita criativa e valorizar a identidade açoriana.
O processo de seleção dos vencedores foi um verdadeiro desafio para o júri. Entre os temas mais abordados nos contos destacaram-se as lendas reinventadas, histórias de aventura ligadas ao mar e retratos emocionantes da vida nas ilhas. Os textos refletem não só a capacidade criativa dos alunos como o trabalho desenvolvido na escola na promoção da leitura e da escrita.
Todos os contos encontram-se expostos na escola e merecem uma leitura atenta.
Dada a qualidade dos textos e a dificuldade na seleção dos vencedores para além dos três primeiros lugares foram ainda atribuídas duas menções honrosas.
A BE e o DCL da EBIV Topo congratula todos os participantes e continuará a dar “voz” aos alunos e quem sabe a uma nova geração de escritores açorianos.
1-Um barco e um sonho -Naíma Vicente, 7.º ano
2-À redescoberta das ilhas de bruma- Filipa Marques, 9.º ano
3-O tesouro da ilha do dragão- Lucas Brasil, 9.º ano
MH – A ilha encantada dos Açores- Sofia Brasil, 7.º ano
MH- O mar de São Jorge -Mara Azevedo, 8.º ano
Aproveita-se para referir que esta é uma atividade que a equipa promotora tem especial gosto em dinamizar, porque se acredita no poder da escrita e com o objetivo de se incutir nos alunos a ideia de que são capazes de escrever e de contar as suas próprias histórias com valor e confiança.
No final estão todos de parabéns!