“A infância de uma criança acaba no dia em que recebe um smartphone”. Foi esta a frase que o Presidente da Associação Desliga, José António Simões Freire, acompanhado pelas colaboradoras da associação, as psicólogas, Ana Melo e Sara Silva, utilizou para chamar a atenção dos pais/encarregados de educação, presentes na palestra “Filhos Hipnotizados, Pais Cegos”.
A Associação Desliga é uma associação sem fins lucrativos e de natureza privada, com sede em Ponta Delgada e tem por finalidade a promoção e o desenvolvimento da Cidadania Digital, bem como a sensibilização para a prevenção dos riscos e a promoção das oportunidades proporcionadas pela internet. Foi com base nos perigos a que as nossas crianças e jovens estão cada vez mais sujeitos no mundo digital, que esta associação, em parceria com a Câmara Municipal de Calheta, teve a iniciativa de realizar sessões de sensibilização para os pais e encarregados de educação.
A internet e o desenvolvimento das tecnologias trouxe consigo imensas possibilidades de diversão, interação e aprendizagem, porém também aumentou a probabilidade de alguém nos fazer mal ou fazer mal aos que nos são mais próximos e atualmente sabemos que as maiores vítimas são as crianças e os jovens. Neste sentido, o Presidente da Associação Desliga, José Freire, alertou os pais e encarregados de educação para os diferentes perigos associados aos jogos online e redes sociais, nomeadamente a violência excessiva, conteúdos sexuais, incitamento à violência, ao racismo e à segregação do género e o que acarreta em idades tão precoces, nas quais o cérebro e a personalidade ainda estão em formação. Perante estas situações, mencionou algumas medidas a adotar para uma maior proteção das crianças e jovens.
No final desta palestra foi distribuído um panfleto com informações importantes sobre a forma como proteger as crianças e os jovens sobre os perigos da internet.