O 1º dia do ano letivo marca a entrada para a escola de uns e o regresso para outros.
Eu já estou na escola há 46 anos ( o melhor seria nem os contar!): primeiro como aluna e depois como professora, mas todos os anos aguardo com muita expetativa o 1º dia de aulas!
Já não com o nervosismo de reencontrar os meus colegas de turma, rever professores e auxiliares e conhecer os professores novos; não com a alegria de estrear a minha mochila cor-de-rosa e os meus cadernos com capa de uma só cor (na minha altura não havia cadernos com flores, nem super-heróis, nem de desenhos animados da Disney…. ), hoje vivo o 1º dia letivo através do brilho dos olhos dos alunos da escola e dos seus sorrisos saudosos.
Para nós, professores e funcionários da escola, o 1º dia representa quase um voltar à vida. Uma escola sem alunos é muito “cinzenta e muda”….O primeiro dia representa um desfile de cor, de brilho, de sons.
Para os alunos é um dos dias que não se esquece! Ficam na memória os abraços, os sorrisos, os jogos, as conversas, a partilha de fotos das férias no telemóvel (porque nem todas vão parar ao Facebook, e ainda bem!), as curiosidades à volta de quem será o DT, como será o horário, que clubes existirão, que professores voltaram para mais um ano…
Por tudo isso é que todos os anos é um desafio para a escola a forma de receber os alunos. Procura-se que o 1º dia de aulas seja um dia mágico e que passe a fazer parte das memórias coloridas dos alunos.
Faço votos que todos colecionem memórias doces, agradáveis e eternas dos seus “1º dia de aulas”!
A presidente do Conselho Executivo da EBI da Vila do Topo
Ana Bela Oliveira