Pré-Escolar

A comemoração do Carnaval na EBI da Vila do Topo é tradicionalmente pensada e preparada com alguma antecedência e compreende fundamentalmente a preparação do corso carnavalesco que integra todas as turmas da escola.
Em tempos passados, a escola concluiu que seria interessante definir um tema globalizante para o desfile de Carnaval para assegurar uma interligação entre os vários grupos, pois tratando-se de uma unidade orgânica de pequena dimensão facilita essa dinâmica.
Subjacente está, ainda, o facto que a definição do tema permitir o aprofundamento dos conhecimentos e o reconhecimento das manifestações culturais numa sociedade. Os alunos antes de iniciarem a preparação das suas fantasias, máscaras e acessórios fazem necessariamente um trabalho prévio de pesquisa e compreensão dos conteúdos trabalhados.
O processo permite desenvolver nos discentes o sentido critico, o sentido estético e o espírito de iniciativa tendo por base a temática da Sustentabilidade Ambiental.
Os fatos e máscaras de Carnaval da EBIVT são, na sua maioria, elaborados a partir da reutilização e reciclagem de materiais diversos.
As professoras de EV e ET e os Diretores de turma/Professores titulares são os grandes arquitetos e dinamizadores das atividades desenvolvidas com os alunos.
Depois de 2 anos sem desfile de Carnaval devido à pandemia Covid-19, em 2023 o desfile de Carnaval da EBIVT voltou às ruas da Vila da Calheta e da Vila do Topo, com o tema geral “Países e Tradições”.
Os subtemas definidos foram os seguintes:
Pré- escolar – China;
1ºA – México;
2ºA – Estados Unidos da América;
3ºA e PEREE Ocupacional – Itália;
4ºA – Irlanda;
5ºA – Brasil;
6ºA – Portugal;
7ºA – Espanha;
8ºA – Índia
9ºA e PEREE Formação Profissionalizante – Angola.

Ao longo do mês de janeiro a sala de EVT da EBIT transformou-se numa oficina/ atelier, onde os alunos e as professoras e professores trabalharam afincadamente e com muito empenho, na construção das fantasias/ acessórios e elaboração dos cartazes de cada grupo.
O assistente técnico sr. Raúl Bettencourt e o assistente operacional sr. Raimundo Leonardes demonstraram muita capacidade de entrega na colaboração e auxílio nos últimos pormenores para o desfile e na preparação das músicas para acompanharem o desfile.
O desfile durante a manhã realizou-se na Vila da Calheta, a convite da EBS de Calheta e com o apoio da CMC na cedência dos transportes, e à tarde decorreu pelas ruas da Vila do Topo. Em ambas as localidades (principalmente na Calheta) foi notória a elevada afluência às ruas de populares para testemunharam os produtos finais do trabalho árduo da comunidade escolar.
A nota final é dedicada ao envolvimento de todos e ao seu espírito festivo nos dois desfiles.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*